Altered States

Cássio Siqueira

Em 1980 eu era novo o suficiente para ser bem impressionável, e olha... Esse filme me impressionou bastante. Estrelado por um então desconhecido William Hurt, seu desempenho nesse filme me fez criar uma simpatia pelo ator que cultivo até os dias de hoje. E na época eu não sabia - como poderia? - mas a menininha é a Drew Berrymore, que aprendemos a amar por seu papel em As Panteras.

A trama especula sobre uma das perguntas fundamentais que tantalizam a humanidade desde que aprendemos a pensar: de onde viemos? Eddie Jessup, interpretado por Hurt, faz experimentos de privação sensorial combinados com medicamentos - o termo "drogas" não é exatamente correto neste contexto - buscando alcançar algo profundamente enterrado no inconsciente coletivo que ajude a responder essa questão. Ao testar uma nova "droga" vinda do México, a combinação dela com a privação sensorial proporcionada por um tanque especialmente desenhado para isso, e a própria psiquê do pesquisador/cobaia parecem ter o efeito de destravar mecanismos de proteção que acabam por resultar em alterações físicas no protagonista. Ou seriam essas alterações apenas alucinações?

Com quase um terço do orçamento de US15 milhões* destinado a efeitos especiais, o filme tem hoje um visual que não pode ser classificado como datado, embora o ritmo da evolução da trama possa ser alvo de crítica do público mais acostumado com as agilíssimas produções do século XXI. Ainda assim, pela produção bem cuidada, pelo elenco afinado (repare nos dançarinos contratados para fazer humanos primitivos. Sensacional! Tem um dedinho do Bob Fosse aí*), pelo orçamento grandioso para a época, e até pelos diretores que recusaram o filme (Steven Spielberg, Stanley Kubrick, Sydney Pollack, Robert Wise, e Orson Welles, só para citar alguns da lista de vinte e seis diretores*), vale muito a pena reservar umas horinhas de um domingo qualquer, preparar uma pipoca e conferir a produção.

Gênero - Ficção científica com pitadas de horror. Ou vice-versa, dependendo de quem assiste. Veja mais sobre o filme no site da IMDB.

O trecho dublado que selecionei mostra bem o núcleo da questão discutida no filme. Isso, é claro, se for possível não se concentrar na camisa do protagonista.

* Fonte: Wikipedia.

Comentários