Dr. Strangelove

Cássio Siqueira

Dr. Fantástico ou "como aprendi a não me preocupar e a amar a bomba"

Com muita coisa boa produzida na década de 1960, foi meio complicado eleger um único título para ser o primeiro sobre o período. Optei por este, porque acredito que resuma de forma bastante bem humorada a cultura, os medos, os anseios e, em certa medida, o que as pessoas da época esperavam para o futuro.

O pós guerra foi marcado por uma crescente tensão entre o primeiro mundo (o mundo capitalista, então capitaneado pelos Estados Unidos) e o segundo mundo (o mundo socialista, da defunta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) que apesar de terem sido parceiros na vitória contra o regime nazista, passaram a brigar pelo direito de estarem certos sobre qual a melhor dobradinha: ditadura e socialismo contra democracia e capitalismo. Muita coisa boa e muita coisa ruim surgiu dessa disputa. Como a corrida espacial, só para citar um exemplo.

Embora seja uma desajeitada desculpa para disfarçar a continuidade do desenvolvimento de mísseis intercontinentais iniciado pelos alemães durante a guerra, a corrida espacial foi a responsável por levar o primeiro homem ao espaço em 1957 (USSR) e pelo hoje estranhamente controverso pouso na Lua em 1969 (EUA). Culturalmente, serviu de inspiração para uma enormidade de produções que tanto aprendemos a amar, de Flash Gordon ao recentíssimo Picard, passando pelo kriptoniano Clark Kent e pelo ET, de origem desconhecida (quem souber, por favor use o espaço de comentários).

Estrelado pelo genial Peter Sellers com a curiosidade de desempenhar três diferentes papéis, o filme versa sobre as consequências das ações de um general extremista que até é bem intencionado, mas de maneira totalmente desvairada. Negociações com a Rússia, espionagem e planos de contingência são também abordados, mas o filme é também um filme de ação, com muitos tiros e adrenalina. Livre para todas as idades, os mais jovens terão que lutar contra o preconceito da estética monocromática do filme, mas vencida essa barreira a diversão será garantida. A Wikipedia lista o filme como uma das melhores comédias já produzidas, e um dos maiores filmes de todos os tempos.


Comentários

  1. Eu adoro esse filme. Tenho em DVD. Faz parte da minha coleção "não empresto".

    ResponderExcluir

Postar um comentário