Laranja Mecânica

Cássio Siqueira

Não é incomum no gênero de ficção científica que autores percebam tendências criticáveis na sociedade, e que façam uso da literatura para denunciá-las. Anthony Burgess não foi o único nem tampouco o primeiro a fazê-lo, mas seu Clockwork Orange tornou-se referência no gênero.


Violento e pessimista, o filme não é desses que deixam um sorriso no rosto de quem assiste, mas não é exatamente essa a ideia dos avisos? Segue abaixo a transcrição do texto original da avaliação da MagicDragon*:

[da estória por Anthony Burgess] Assisti esse filme novamente há alguns dias, e me é cada vez mais óbvio que esse filme estava à frente de seu tempo. Um trabalho do gênio das imagens Stanley Kubrick, a partir da estória que previu o movimento Punk muito antes de seu nascimento, ampliando sua abrangência e retratando uma Inglaterra decadente e politicamente fria e desumana, anestesiada por sexo pervertido, drogas e “ultraviolência”.

* A MagicDragon é um website especializado na evolução de ficção científica e outros gêneros. Essa antiga parceria da Base Estelar Campinas foi estabelecida já bem antes do final do século passado, e muitas das indicações de filmes em nosso blog vêm da extensiva pesquisa realizada pela equipe liderada por Jonathan Vos Post e Dr. Christine Carmichael.

Comentários