A HISTÓRIA DOS KLINGONS

por Leonardo Rossetti
Revisão por Adriana Ruiz, adaptação para o blog por Cássio Siqueira

Os Klingons são uma raça humanóide de guerreiros fictícios criados para a série Star Trek. O planeta natal e sede do Império Klingon é Qo’noS (Kronos). Os Klingons são identificados no aspecto físico por uma reentrância ou protuberância de pele na testa e pela redundância múltipla de vários órgãos vitais (brak’lul).

Sua principal característica é possuir uma sociedade militar, com castas e famílias, na qual a honra pessoal e familiar é muito valorizada. Uma das maiores potências da galáxia, os Klingons são uma raça orgulhosa e tradicional, que valoriza a honra e o combate, que deve ser respeitada e temida. A cultura klingon foi desenvolvida com base nos ensinamentos do maior guerreiro klingon, Kahless, o inesquecível, e é baseada na honra e na lealdade.

Star Trek: Série Clássica - Primeira aparição como inimigos da Federação



Os Klingons surgiram pela primeira vez na série clássica, no episódio Errand of Mercy. Inicialmente, a idéia era que os Romulanos, apresentados no episódio Balance of Terror, seriam os principais inimigos da Federação. Porém, o alto custo da fabricação e colocação das orelhas pontudas, aquelas mesmas dos Vulcanos, forçou a troca. Na série clássica, os Klingons são caracterizados por uma pele escura e feições que lembram os asiáticos. 


Os Klingons são vistos em mais quatro episódios da série clássica: 
  • Friday’s Child: A tripulação da Enterprise se envolve em uma luta tribal pelo poder no planeta Capella IV, onde os Klingons desejam possuir os direitos de mineração.
  • The Trouble with Tribbles: A disputa pelo controle de um planeta leva a Enterprise a uma estação espacial, onde a tripulação deve lidar com os Klingons, oficiais da Federação e uma espécie de criaturas que são pequenas, fofas, peludas, famintas e incrivelmente férteis.
  • A Private Little War: Em um planeta com uma civilização primitiva, a Enterprise descobre que os Klingons estão fornecendo armas sofisticadas para uma sociedade primitiva.
  • Day of the Dove: Uma forma de vida alienígena não corpórea e baseada em energia, que se alimenta de emoções negativas como medo, raiva e ódio, faz a tripulação da Enterprise entrar em um conflito brutal com uma nave klingon.
  • Elaan of Troyius: O capitão Kirk transporta uma princesa mimada que deve levar paz para um sistema planetário em guerra. A Enterprise enfrenta um cruzador de batalha klingon.

Star Trek: A Nova Geração - Amigos, mas nem tanto

Os Klingons estão presentes na série Star Trek: A Nova Geração. Apesar de não serem parte da Federação, existe uma certa coexistência pacífica. A mudança do visual foi significativa em relação a série original, com a aparência semelhante aos Klingons vistos no primeiro filme com o elenco da série original, Star Trek: The Motion Picture.


Em Star Trek: A Nova Geração, conhecemos o primeiro Klingon oficial da Frota: Worf. Seus pais foram mortos pelos Romulanos num ataque à colônia klingon em Khitomer e ele foi criado por uma família humana. Nessa série, os Klingons são vistos como um povo guerreiro e honrado, porém com sérios problemas políticos. 

A primeira aparição dos Klingons, não considerando o tenente Worf, foi no episódio Heart of Glory. Nesse episódio, a tripulação resgata três Klingons de um cargueiro danificado na zona neutra . Uma vez a bordo, eles se tornam amigos do tenente Worf, interpretado por Michael Dorn, e tentam sequestrar a Enterprise para que possam viver como verdadeiros Klingons, forçando Worf a escolher entre eles ou a Frota Estelar.

 


A segunda aparição foi no episódio A Matter of Honor, no qual são mostrados o interior e a cadeia de comando de uma Ave de Rapina. O comandante Riker é designado, temporariamente, como primeiro oficial da nave IKS Pagh. Na cena do refeitório é apresentado um típico cardápio Klingon, com destaque para Garra de Pipius, Pulmão de Bregit, Torta de Sangue Rokeg e Gagh. As mulheres klingons também são guerreiras, e são colocadas em pé de igualdade com os homens.







Mais uma faceta da personalidade klingon é apresentada em The Icarus Factor. No ritual de ascensão Klingon, o guerrero deve resistir aos bastões de dor, para provar coragem e resistência à dor. Suportar a dor física é um teste espiritual para os Klingons. 

O episódio The Emissary mostra uma mulher mestiça, meio klingon e meio humana, chamada K'Ehleyr. Nesse episódio uma nave estelar Klingon está voltando de uma missão de pesquisa e a tripulação acredita que ainda está em guerra com a Federação. Fica claro que os Klingons preferem morrer a se render. 


Em Sins of the Father, Worf conhece o seu irmão mais novo, Kurn. O Alto Conselho Klingon, as entranhas do império e as suas intrigas e traições são apresentados, e revelam um sistema decadente.



A política e a luta pelo poder no Império Klingon são explorados no episódio Reunion. O chanceler K’mpec é envenenado e duas famílias lutam para assumir a liderança do conselho. Intrigas, traições e assassinatos expõem o lado menos honrado do Império Klingon. Gowron se torna Chanceler.



Com o Império Klingon dividido, explode a guerra civil para tomar o poder. No episódio Redemption, Worf deixa a Frota Estelar para lutar com o chanceler Gowron nessa guerra. Picard suspeita de envolvimento romulano por trás da guerra civil Klingon e monta uma armadilha para desmascarar os romulanos. Quando as naves romulanas são descobertas, o comboio recua, obrigando as Irmãs Duras a encerrar a guerra. Gowron se torna chanceler e líder o Alto Conselho Klingon.

No episódio Birthright, a cultura e a sociedade Klingon são abordadas novamente. Worf vai averiguar a informação que seu pai biológico estaria vivo. Descobre uma colônia em que um grupo de prisioneiros klingons vivem juntos com os seus captores romulanos. Alguns romulanos se casaram com klingons e tiveram filhos mestiços, o que desagradou a Worf. As diferenças culturais e a intolerância entre klingons e romulanos são expostas.



Em Rightful Heir, um clone de Kahless é criado para ajudar a unir o Império que sofre com a corrupção de Gowron. O chanceler Gowron aceita o plano e o clone de Kahless é nomeado imperador, sem poder real.

No episódio Firstborn, Worf está às voltas com o seu filho Alexander e a decisão de se tornar um guerreiro Klingon. 

Worf é o personagem principal no episódio Parallels. A tripulação da Enterprise acredita que Worf, em seu retorno do torneio bat'leth, passou por uma fissura no espaço-tempo e que os motores da nave colocaram Worf num fluxo quântico entre vários universos paralelos. A existência de mais de 285.000 versões da Enterprise e de que Deanna Troi e Worf são casados em vários desses universos alternativos tornam o episódio único.

Finalmente, não se pode deixar de mencionar Yesterday's Enterprise. A Federação está perdendo a guerra com o Império Klingon, e o episódio mostra algumas cenas de batalhas não muito empolgantes, mas, afinal, o foco da história não é a guerra.



Star Trek: Deep Space Nine - Os Klingons passam para o primeiro plano

Na série Star Trek: Deep Space Nine, o klingons deixam de ser apenas coadjuvantes para serem protagonistas da saga. Para quem não conhece a história, a série não se passa numa nave estelar, mas numa estação espacial Cardassiana, que orbita o planeta Bajor.

Os Klingons desempenham um papel mais significativo em Deep Space 9 do que em qualquer outra série de Star Trek até então. Nessa série, os Klingons são aliados, depois inimigos, depois aliados novamente. A guerra com o Dominion é o tema central e domina a saga a partir da quinta temporada. Para mais informações, visite a página da Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Star_Trek:_Deep_Space_Nine

Em Deep Space Nine há uma grande quantidade de episódios com a participação dos klingons. Segue uma lista com os episódios mais representativos do povo klingon, segundo o site da USS Venture, http://ussventure.eng.br:


  • Blood Oath (2ª temporada): Alguns velhos Klingons chegam à estação espacial DS9 e se reúnem com Dax. Eles fizeram um juramento de sangue muitas décadas antes. Um sanguinário klingon albino assassinou o primogênito de cada um deles e eles querem se vingar, como foi jurado.

  • The House of Quark (3ª temporada): O ferengue Quark mata acidentalmente um Klingon bêbado e herda a casa do Klingon e a sua esposa, chamada Grilka. Após ajudar a esposa klingon a resolver uma disputa com uma casa rival, Quark recebe o divórcio e os dois permanecem amigos.
  • The Way of the Warrior (4ª temporada): Os Klingons invadem Cardassia alegando que ele são governados pelo Dominion. A Federação condena a invasão, rompendo o tratado de paz.
  • The Sword of Kahless (4ª temporada): Esse episódio trata da busca pelo Bat'leth de Kahless, a arma pessoal do seu mais reverenciado guerreiro.

  • Rules of Engagement (4ª temporada): Os Klingons tentam extraditar Worf acusando de assinar centenas de civis inocentes. Durante o julgamento é provado que tudo não passava a uma armadilha.
  • Trials and Tribble-ations (5ª temporada): A nave USS Defiant é transportada no espaço e no tempo até a antiga estação K7, em meio aos eventos de um episódio da série original, Problemas aos Pingos (The Trouble with Tribbles).
  • Soldiers of the Empire (6ª temporada): O general Martok tem a primeira chance de comandar uma missão após o seu retorno do campo de prisioneiros do Dominion. Ele recruta Worf como primeiro oficial e Dax como oficial de ciências para ir com ele na Ave de Rapina Rotarran, cuja tripulação se encontra desmoralizada por uma sucessão de derrotas frente aos Jem'Hadar. Sua missão é recuperar o cruzador B'Moth, dado como perdido na fronteira Cardassiana.
  • Sons and Daughters (6ª temporada): O filho de Worf, Alexander Rozhenko decide se alistar no esforço de guerra contra o Dominion e é designado para a nave de Martok, a Rotarran. 

  • You Are Cordially Invited… (6ª temporada): Jadzia tem que provar para a esposa do general Martok que é digna de entrar para a casa de Martok, da qual Worf agora faz parte, o que ela consegue com alguma dificuldade. Worf, Martok, Sisko, Bashir, O'Brien e Alexander se envolvem em uma espécie de despedida de solteiro klingon, que é obviamente uma sucessão de rituais de dor e sofrimento. 

  • Once More Unto the Breach (7ª temporada): De volta a estação, Kor pede a Worf um último comando para que possa morrer como viveu, em meio à batalha. Martok guarda muita raiva de Kor. Entretanto, Worf consegue convencer Martok a dar o posto de segundo oficial para Kor. Em uma missão a bordo da Ch'Tang, Kor consegue deter dez naves Jem'Hadares, provando o seu valor.

  • Taking into the Wind (7ª temporada): Kira e Damar desenvolvem um ambicioso plano para roubar uma nave Jem'Hadar equipada com uma arma de dissipação energética Breen para que a Frota possa desenvolver uma maneira de se defender dela. Com intuito de impedir que Gowron leve os aliados a uma derrota, Worf desafia Gowron para um combate até a morte. Ele vence, mas repassa o manto de chanceler para Martok.


Os klingons são personagens fascinantes e que têm seu lugar garantido em outras séries de Star Trek, como Star Trek: Voyager e Star Trek: Discovery, assunto que fica para outro artigo.

Comentários