Formação Acadêmica
Portador de CREA de Técnico em Eletrônica com especialização em Telecomunicações pela ETEC da Escola Salesiana São José formado em 1983, ingressou no curso de Bacharelado em Análise de Sistemas pela PUC Campinas, tendo sido graduado em 1989.
Buscou mais tarde cursos de pós graduação que complementassem sua formação acadêmica, e acabou optando por uma pós graduação em Comércio Exterior pela Faculdade de Economia da UNICAMP, e uma outra em Gestão Estratégica de Empresas e Negócios pela VERIS IBTA, ambas com duração de 360 horas cada.
Completou também cursos de extensão universitária, como o de Gestão de Projetos pelo SESC Campinas; e o de Globalização, pela Universidade de Oxford, este último finalizado em 2014.
Atualmente frequenta o curso de Bacharelado em Economia pela UNIP de Campinas.
Pequeno histórico profissional
Foi técnico de campo da Magnacon, empresa parceira da multinacional Measurex, uma das principais empresas fornecedoras de sistemas automatizados no controle de produção de laminados - especialmente papel.
Na National Semiconductor acabou por desenvolver tecnologias de software baseadas em linguagem "C" que foram mais tarde objeto de transferência tecnológica para a equipe filipina, país no qual permaneceu ao longo de quatro meses entre 1990 e 1991 a fim de completar o processo de treinamento da equipe local.
Fundou a Walker Informática na qual realizou instalações e treinamentos de sistemas bancários em mais de 15.000 clientes ao longo de 19 anos de atuação. Para melhor gestão e controle das atividades, desenvolveu seu próprio sistema ERP baseado em ACCESS (Microsoft) que além de organizar os dados de cada atendimento, gerava relatórios de controle que atendiam as necessidades de três importantes clientes internos (colaboradores, departamentos e empresas parceiras) e um cliente externo (cliente final), em um modelo que viria a ser replicado mais tarde em outras empresas ao longo de sua carreira.
Em 2006 passa a integrar o corpo de colaboradores da então GVP Consulting Systems, tendo atuado em:
- Desenvolvimento de um sistema InfoPath (Microsoft) de gestão de contratos para o departamento de infraestrutura, aproveitando o conhecimento utilizado no sistema ERP utilizado na Walker Informática (supracitado);
- Gestão do corpo técnico operacional fabril da Siemens VDO em Guarulhos e Barueri;
- Gestão do corpo técnico operacional do projeto de atualização de equipamentos (1500 computadores) e softwares (sistemas operacionais e suítes de produtividade) para a empresa BASF em três diferentes unidades do estado: Faria Lima, Santo André (Coral Tintas) e Guaratinguetá.
Em 2011 junta-se à Meridian Idiomas, onde o projeto de versão para o português de quatro manuais de nível técnico para a Fanuc Brasil se destaca, em um volume de trabalho que totaliza mais de 1700 páginas. Vale reforçar que o método de trabalho adotado fez com que não houvesse a necessidade de retrabalho do material entregue, acarretando em diminuição de custos para o cliente final.
Finalmente, funda em 2018 a Campinas English, empreendimento no qual procura aplicar todo o conhecimento e experiência acumulados ao longo de sua carreira.
Voluntariado
United Nations Volunteer
Rotary Club
Presidente Patrícia Forte e o Primeiro Secretário Cássio Siqueira
Tendo ingressado o Rotary Club Campinas Carlos Gomes em 2015, exerceu cargos como o de Tesoureiro do clube na gestão de Daniel Alvarenga (Presidente), Primeiro Secretário na gestão de Patrícia Forte (Presidente), acumulando ainda nesta mesma gestão o cargo de Tesoureiro da Associação dos Rotarianos de Campinas. Deixa o Rotary Club Campinas em 2019/20 por motivos pessoais potencializados pela pandemia.
Base Estelar Campinas
Com foco em atividades de divulgação cultural, o grupo Base Estelar Campinas vem promovendo ações com resultados beneficentes desde sua fundação. Na geração de conteúdo, tem desenvolvido palestras desde o convite para ingressar na Base, no início do século, com especial destaque para os seguintes trabalhos:
Do Infinito ao Átomo, palestra na qual se expõem, à luz do conhecimento científico atual, as menores e as maiores estruturas conhecidas pela ciência, e uma tentativa de se estabelecer uma relação das diferenças de tamanho entre elas;
Do Início ao Fim, que versa sobre a origem e o destino final de nosso universo;
Alienígenas, com ênfase em extraterrestres da ficção científica, mas contemplando algum limitado conhecimento de ufologia.
As atividades desenvolvidas pelo grupo acabaram por render um convite para uma entrevista do canal Fórmula Nerd, de Wendell Stein:
Resumo da entrevista concedida à Adriana Ruiz no Instagram da Base Estelar Campinas:
Em 2020 foi também convidado a integrar o corpo de autores para mais um projeto de Wendell Stein, o livro O Impacto do Primeiro Contato Para a Humanidade, onde propõe, com base em nossa própria história, linhas de ação que busquem melhorar a posição terráquea frente a hipotéticas negociações resultantes de visitas extraplanetárias.
Comentários
Postar um comentário