FELIZ ANIVERSÁRIO / HAPPY BIRTHDAY! Majel Barrett-Roddenberry

 



Majel Barrett-Roddenberry nasceu em 23 de fevereiro de 1932, faleceu em 18 de dezembro de 2008 foi uma atriz e produtora americana. Ela era mais conhecida por seus papéis como Enfermeira Christine Chapel na série Star Trek original e Lwaxana Troi em Star Trek: The Next Generation e Star Trek: Deep Space Nine, bem como por ser a voz da maioria das interfaces de computador a bordo ao longo da série . Ela se tornou a segunda esposa do criador de Star Trek, Gene Roddenberry.
Como esposa de Roddenberry e dada sua relação contínua com Star Trek - participando de alguma forma em todas as séries durante sua vida - ela às vezes era  referida como "a primeira-dama de Star Trek".
O casal teve um filho, Eugene "Rod" Roddenberry, Jr., nascido em 1974.

Em vários papéis, Barrett participou de todas as encarnações da popular franquia de ficção científica Star Trek produzida durante sua vida, incluindo live-action e versões animadas, televisão e cinema, e todos os períodos de tempo em que as várias séries foram ambientadas.

 

Ela apareceu pela primeira vez no piloto inicial de Star Trek, "The Cage" (1964), como o primeiro oficial não identificado da USS Enterprise, "Number One". Barrett estava romanticamente envolvido com Roddenberry, cujo casamento estava à beira do fracasso na época, e a ideia de ter uma mulher desconhecida no papel principal só porque era namorada do produtor enfureceu executivos da rede NBC, que insistiam que Roddenberry deu o papel a um homem. William Shatner corroborou isso em Star Trek Memories, e acrescentou que as espectadoras em sessões de teste também odiavam o personagem. Shatner observou que as espetadoras achavam que ela era "agressiva" e "irritante" e também pensavam que "Número Um não deveria se esforçar tanto para se encaixar com os homens".  Barrett costumava brincar que Roddenberry, tendo a escolha entre mantendo o Sr. Spock (que a rede também odiava) ou a personagem feminina, "manteve o vulcano e se casou com a mulher, porque ele não achou que Leonard [Nimoy] faria o contrário."

Quando Roddenberry estava escalando o elenco para o segundo piloto de Star Trek, "Where No Man Has Gone Before", ela mudou seu sobrenome de Hudec para Barrett e usou uma peruca loira para o papel de enfermeira Christine Chapel, uma personagem frequentemente recorrente,  que foi apresentada em "The Naked Time", o sexto novo episódio gravado, e era conhecida por sua afeição não correspondida pelo desapaixonado Spock. Sua primeira aparição como Chapel em diários de cinema levou o executivo da NBC Jerry Stanley a gritar "Bem, bem - veja quem está de volta!".  Em uma das primeiras cenas de Star Trek: The Motion Picture, os espetadores são informados de que ela agora se tornou a Dra. Chapel, um papel que ela reprisou brevemente em Star Trek IV: The Voyage Home, como Commander Chapel.
Barrett forneceu várias vozes para Star Trek: The Animated Series, incluindo as de Nurse Chapel e uma oficial de comunicações chamada M'Ress, uma oficial ailuroide que serviu ao lado de Uhura. 


Barrett voltou anos depois em Star Trek: The Next Generation, escalado como a ultrajantemente auto-afirmativa e iconoclasta embaixadora Betazoid, Lwaxana Troi, que apareceu como um personagem recorrente na série. Seu personagem frequentemente irritou o capitão da Enterprise, Jean-Luc Picard, que rejeitou seus avanços amorosos. 



Mais tarde, ela apareceu como Embaixadora Troi em vários episódios de Star Trek: Deep Space Nine, onde sua personagem desenvolveu um forte relacionamento com Comissário Odo.

 Ela forneceu a voz regular dos computadores a bordo das naves da Federação para Star Trek: The Original Series, Star Trek: The Next Generation, Star Trek: Deep Space Nine, Star Trek: Voyager e a maioria dos filmes Star Trek. Ela reprisou seu papel como uma voz de computador de bordo em dois episódios da série prequela Star Trek: Enterprise, tornando-se assim a única atriz a ter um papel em todas as seis séries televisivas de Star Trek produzidas até então.

Ela também emprestou sua voz para vários jogos de computador e softwares relacionados à franquia.

A associação de sua voz com interações com computadores fez com que o projeto do Google Assistant fosse inicialmente denominado Google Majel. Barrett também fez questão de participar de uma grande convenção de Star Trek a cada ano em um esforço para inspirar os fãs e manter a franquia viva.

Em 9 de dezembro de 2008, menos de dez dias antes de sua morte, Roddenberry Productions anunciou que ela estaria fornecendo a voz do computador da nave mais uma vez, desta vez para a reinicialização do filme de 2009 de Star Trek. Sean Rossall, porta-voz da família Roddenberry, afirmou que já havia concluído o trabalho de locução, por volta de 4 de dezembro de 2008. O filme é dedicado a Roddenberry e Barrett.

Ela apareceu como Primus Dominic no piloto de drama pós-apocalíptico de TV de Roddenberry em 1973, Genesis II; como Dr. Bradley em seu filme de TV de 1974 The Questor Tapes e como Lilith a governanta em seu piloto de drama de TV de 1977, Specter.

Ela também apareceu no faroeste de ficção científica de 1973 de Michael Crichton, Westworld como Miss Carrie, uma madame de bordel robô; o thriller de Stanley Kramer de 1977, The Domino Principle;  e o filme de TV de 1979, O Homem no Traje de Papai Noel, estrelado por Fred Astaire. Suas últimas aparições em filmes incluíram pequenos papéis em Tatuagem de Teresa (1994) e Mamãe (1995).

Após a morte de Gene Roddenberry, Barrett retirou material de seus arquivos para colocar duas de suas ideias em produção. Ela foi produtora executiva de Earth: Final Conflict (no qual também interpretou a personagem Dra. Julianne Belman).

Em Andromeda.   Majel Roddenberry foi sua produtora.

Ela também atuou como diretora de criação de Lost Universe de Gene Roddenberry, uma série de quadrinhos baseada em outro conceito de arquivo de Roddenberry.

Em um gesto de boa vontade entre os criadores da franquia Star Trek e de Babylon 5 (alguns de seus fãs os viam como rivais), ela apareceu no episódio "Point of No Return" do Babylon 5, como Lady Morella, a viúva psíquica do imperador Centauri, um papel que prenunciou os principais elementos da trama da série.
Parodiando seu trabalho de voz como o computador para a série Star Trek, Barrett se apresentou como uma voz convidada em Family Guy como a voz do computador da nave de Stewie Griffin no episódio "Emission Impossible".

O desempenho de voz amplamente reconhecido de Barrett como o computador de Star Trek inspirou o assistente virtual interativo Amazon Alexa, de acordo com seu desenvolvedor Toni Reid, embora Barrett não tivesse nenhum papel direto nele.

Majel Barrett-Roddenberry faleceu na manhã de 18 de dezembro de 2008, em sua casa, em Bel Air, Los Angeles, devido a uma leucemia, aos 76 anos de idade. Um funeral público foi organizado em 4 de janeiro de 2009, em Los Angeles, onde mais de 250 pessoas compareceram, incluindo Nichelle Nichols, George Takei, Walter Koenig, Marina Sirtis, Brent Spiner, Wil Wheaton, e vários outros.

Após a morte de Gene, em 1991, Majel encomendou à Celestis Inc., que um memorial espacial fosse feito em memória de Gene e parte de suas cinzas fosse levada ao espaço. Em 26 de janeiro de 2009, a Celesit disse enviaria também as cinzas de Majel. As cinzas do casal permanece em cápsulas seladas aguardando pelo voo espacial.

Fonte: Wikipedia

Imagens: Google

#baseestelarcampinas #baseestelarcampinas25anos #bec25anos #birthday #aniversário #startrekTNG  #MajelRoddenberry #Startrek #TNG

 

 

Comentários