Away

 

Série: Away
(10 episódios)

Em dezembro de 2014, o jornalista Chris Jones escreveu um artigo para a revista Esquire sobre a rotina do astronauta Scott Kelly, que estava totalmente envolvido em uma missão que ainda era um dos primeiros passos na direção de uma visita humana a Marte. Scott permaneceria por um ano na estação espacial, um tempo considerado extremamente longo e perigoso justamente por ser contínuo.

O artigo era detalhado: falava sobre as questões higiênicas, sobre os vários problemas provocados pela gravidade, como a síndrome ocular que pode deixar cegos principalmente os homens, e falava também sobre o medo do fogo, sobre as pressões psicológicas e sobre ficar longe da família em momentos tão importantes. O nome desse artigo era Away.

Quem já assistiu a série na Netflix sabe que não é só o título que remete ao artigo. O criador da série homônima, Andrew Hinderaker, leu o texto na revista e a ideia ficou com ele por alguns anos, até que se tornasse a produção que seduziu Hilary Swank a assumir a posição de protagonista dessa história. Scott Kelly virou a personagem Emma Green, mas o artigo de Jones está impresso na dramaturgia da série de modo quase exato.

Na vida real, Scott também teve problemas familiares ao mesmo tempo em que partia na missão. Na ficção, Emma segue para Marte numa viagem que durará, no mínimo, três anos. Quase que imediatamente, seu marido Matt Logan começa a enfrentar um grande problema de saúde que mudará para sempre sua vida. 

Essa é outra diferença importante entre a série e o artigo. A série Away se passa num momento da nossa história em que já é possível enviar astronautas numa primeira missão ao planeta vermelho. Junto com Emma, seguem nessa jornada a química Lu, o botânico Kwesi, o copiloto Ram e o engenheiro veterano Misha. Os personagens têm nacionalidades e personalidades diferentes e essenciais para estabelecer os pontos dramáticos no decorrer da temporada. São três anos de “residência espacial” e apenas um artigo de revista para tomar como inspiração.

Os roteiros de Andrew e sua equipe mantêm a narrativa entre Terra e espaço como base, o que é possível porque há um núcleo dramático terrestre. O marido de Emma precisa lidar com sua doença, mas a ausência da esposa também o afeta, assim como à sua filha, Lex.

Away não vai contra a correnteza e abre espaço para a mecânica dos flashbacks que exploram um personagem diferente a cada episódio.

Chegada em Marte

Para que a série funcionasse, todas as apostas possíveis foram feitas. Away tem uma estrutura que lembra desde um filme espacial dos anos 90, como Armageddon, passando pela narrativa recortada por flashbacks, lançada por Lost, e chegando até a estética lírica e cristalina que vimos em lançamentos contemporâneos, como Gravidade.

O texto se enche de termos técnicos, assume seriedade, mas os discursos emocionais tanto profissionais quanto familiares abraçam os clichês no melhor estilo Hollywoodiano. Away tem problemas de ritmo, mas não comete grandes erros.

Na reta final da temporada os episódios nos fazem perder o fôlego. A série arruma direitinho todo o enredo, une questões emocionais e técnicas de modo harmonioso e acerta em cheio ao construir as dificuldades da missão ao redor de aspectos verossímeis como a busca pela água ou o simples medo de que ao passar pela atmosfera de Marte, a nave exploda. Essas dificuldades são interessantes, as soluções são espertas e a temporada termina com um ótimo gancho. A ideia de estar no espaço já é fascinante, mas a de pisar em outro planeta é ainda mais inspiradora.

Existem filmes que fizeram isso, mas Away tem como grande qualidade sua capacidade de nos fazer acreditar que aquela ali sim é a primeira vez que o homem tocou na areia de um outro mundo. A contagem regressiva antes do lançamento de um foguete dez segundos podem parecer pouco tempo. Away faz parecer que são muitos. A jornada de Away tem um ritmo mais lento, mas é muito interessante.

 As gravações da primeira temporada começaram em 26 de agosto de 2019 e acabaram em 5 de fevereiro de 2020 em North Vancouver, Canadá. 

Elenco

  • Hilary Swank, como Emma Green
  • Josh Charles, como Matt Logan
  • Thalita Bateman, como Alexis Logan
  • Ato Essandoh, como Kwesi Weisberg-Abban
  • Mark Ivanir, como Misha Popov
  • Ray Panthaki, como Ram Arya
  • Vivian Wu, como Lu Wang
  • Adam Irigoyen, como Isaac Rodriguez
  • Monique Gabriela Curnen, como Melissa Ramirez

Existem fortes rumores do cancelamento da série, porém também se fala em uma 2ª temporada. Nos resta é esperar e ficar na torcida para ver um pouco mais de Marte e de como os astronautas irão sobreviver no planeta, já que a viagem foi bem conturbada.

Vídeos/Clipes:

https://www.youtube.com/watch?v=pQ6PZYpU7KI

Sites para pesquisa:

https://www.netflix.com/br/title/80214512

https://pt.wikipedia.org/wiki/Away_(s%C3%A9rie_de_televis%C3%A3o)

Comentários