Doctor Who
The Waters of Mars
The Waters of Mars (As Águas de Marte), é o terceiro episódio dos especiais de 2008-2010 da série de televisão britânica de ficção científica Doctor Who, transmitido pela primeira vez na BBC One em 15 de novembro de 2009, e na BBC America em 19 de dezembro de 2009. O episódio também foi lançado em DVD e Blu-ray no Reino Unido em 11 de janeiro de 2010 e nos Estados Unidos em 2 de fevereiro de 2010.
A história se passa em Marte no ano de 2059, onde o Doutor encontra a primeira colônia humana, Bowie Base One, que é comandada pela capitã Adelaide Brooke, que acaba por ser uma personagem central na história da humanidade. O Doutor deve decidir se usará seu conhecimento sobre o destino dela para mudar a história.
De acordo com o escritor e produtor de Doctor Who, Russel T Davies, o especial está intimamente ligado aos dois episódios seguintes, mas não é a primeira parte de uma história de três partes. O especial foi dedicado a Barry Letts, o ex-escritor e produtor de Doctor Who que morreu em outubro de 2009. O episódio ganhou o Prêmio Hugo 2010 de Melhor Apresentação Dramática, Curta Metragem.
A História (contém spoilers)
O décimo Doutor chega a Marte em 2059, perto da primeira colónia marciana da humanidade, Bowie Base One. Ele veste um traje espacial para caminhar até a base, onde é detido pela tripulação liderada pela capitã Adelaide Brooke. Enquanto o interrogam, ele descobre que o hoje é um ponto fixo no tempo e que a base vai explodir, matando toda a tripulação. Também descobre que a morte de Adelaide vai inspirar sua neta a explorar as estrelas.
Ele tenta não se envolver, mas Adelaide o força a ajudá-la a responder a um alerta do bioma remoto. Dois tripulantes, Andrew Stone e Tarak Ital, parecem estar em um estado de zumbi, gerando grandes quantidades de água. Um membro da equipe de Adelaide é infectado e eles a colocam em quarentena enquanto isolam o bioma. Pela observação, eles descobrem que a infecção é pelo vírus inteligente, o Flood, que agora tenta chegar à Terra.
O Doutor suspeita que o Dilúvio foi selado na geleira que a base estava usando como água pelos Guerreiros do Gelo háeons, e um filtro ruim permitiu que o vírus infectasse a tripulação. Adelaide percebe que a tripulação remanescente ainda não tocou aquela fonte de água e não está infectada, e ordena que a tripulação evacue seu foguete de volta à Terra enquanto põe a base para se autodestruir. Antes de partir, o Doutor é forçado a explicar a Adelaide o que sabe que acontece e por que não pode se envolver.
O Doutor começa a andar de volta quando ouve gritos de socorro: a tripulação infectada quebrou o selo do bioma e agora está atacando o eixo central com grandes quantidades de água, infectando vários outros. O piloto do foguete está infectado, mas ele se sacrifica fazendo com que o foguete se autodestrua para encalhar o Dilúvio, ao custo de encalhar a tripulação restante também. O Doutor volta com a TARDIS e resgata Adelaide e os últimos tripulantes sobreviventes, Yuri e Mia, momentos antes da destruição da base, matando todos os seres infectados e o próprio Dilúvio. Ele os traz de volta à Terra, chegando do lado de fora da casa de Adelaide. O Doutor insiste que tem o poder de mudar o futuro da raça humana e ninguém pode impedi-lo. Adelaide entra em sua casa e se mata.
O doutor fica chocado e percebe que a história não mudou, exceto pelo conhecimento do destino da base por Yuri e Mia. Ood Sigma aparece na rua. O Doutor vê isso como uma mensagem e pergunta se é hora de ele morrer. Sem responder, Sigma desaparece. De volta à TARDIS, o Doutor se recusa a enfrentar sua morte e parte na TARDIS.
The Waters of Mars foi originalmente concebido como um especial de Natal com o título Red Christmas (Natal Vermelho). No episódio que acompanha a história de Doctor Who Confidential, foi confirmado que Bowie Base One tem o nome de David Bowie, que compôs e gravou a música Life on Mars?.
As filmagens do especial começaram em 23 de fevereiro de 2009. No final de fevereiro, David Tennant, Duncan e outros atores foram vistos filmando em Victoria Place, Newport. As filmagens aconteceram em uma rua da cidade, que a equipe de produção cobriu com neve artificial. As cenas da estufa foram filmadas no National Botanic Garden of Wales, Carmarthenshire Também presente durante as filmagens estava um pequeno robô com a palavra GADGET e Ood Sigma do episódio Planet of the Ood de 2008. O robô foi incluído em uma imagem promocional divulgada no site oficial do Doctor Who.
O produtor Nikki Wilson descreveu a capitã Adelaide Brooke, interpretada pela atriz Lindsay Duncan, como "a companheira mais inteligente e teimosa do doutor". David Tennant disse:
Bem, ela não é realmente uma companheira como os outros foram. Ela é muito cautelosa com o Doutor; ela não é o tipo de pessoa que você poderia imaginar ficando com ele e cavalgando ao pôr do sol ... ela é uma espécie de macho alfa na sala, na verdade. Então, o Doutor tem que aprender a assume um papel ligeiramente diferente quando ele está perto dela.
Um teaser de 30 segundos para este episódio foi ao ar após a transmissão de Planet of the Dead. Em 9 de julho de 2009, um pequeno clipe do episódio foi disponibilizado online. Em 28 de julho de 2009, no San Diego Comic Con de 2009, um trailer mais longo foi mostrado e foi postado no site da BBC logo em seguida. Em 8 de novembro de 2009, um pequeno trailer foi exibido na BBC One.
De acordo com números de visualização, As águas de Marte foi assistido por 9,1 milhões de pessoas. O episódio também recebeu uma pontuação de Índice de Apreciação de 88, considerado excelente. Estatísticas mais precisas e consolidadas do BARB afirmam que as avaliações oficiais terminaram em 10,32 milhões de telespectadores para a estreia no Reino Unido, e que The Waters of Mars foi o quinto programa mais assistido daquela semana.
The Waters of Mars alcançou classificações relativamente altas nos Estados Unidos, atraindo mais de 1,1 milhão de telespectadores, a classificação mais alta de todos os tempos no horário nobre para a BBC America na época.
A recepção da crítica foi geralmente positiva. Sam Wollaston do The Guardian elogiou o episódio por mostrar "um lado do Doutor ... que realmente não vimos antes - indeciso, confuso, às vezes simplesmente errado", e o domínio de Tennant em trazer "humanidade e humor para o papel", sendo sua única crítica o "pequeno robô irritante, Gadget".
Embora Robert Colvile do The Daily Telegraph criticasse "as inconsistências gritantes" entre este episódio e as frequentes intervenções históricas anteriores do Doutor, ele elogiou o cenário por "nos permitir assistir Tennant lutando com sua consciência e curiosidade ... [no que] foi uma progressão lógica para o personagem".
Sam McPherson, do Zap2it, disse que foi o quinto melhor episódio do Décimo Doctor, descrevendo-o como "divertido" e "sombrio", e observando o desenvolvimento do personagem do Doctor.
Vídeo/clipe:
https://www.youtube.com/watch?v=8xlov-KVUbs
https://www.youtube.com/watch?v=z3cGy-VSEso
https://www.youtube.com/watch?v=65N7tTaxmdQ
Fontes de pesquisa:
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Waters_of_Mars
Empress of Mars
Empress of Mars (Imperatriz de Marte), é o nono episódio da décima temporada da série de ficção científica britânica Doctor Who, transmitido originalmente pela BBC One em 10 de junho de 2017. Foi escrito por Mark Gatiss e dirigido por Wayne Yip.
No episódio, o Doutor, interpretado por Peter Capaldi, Nardole e Bill Potts viajam para Marte e ,ao chegar, se encontram no meio de um conflito entre Ice Warriors e soldados vitorianos. O episódio marca o retorno dos Ice Warriors, vistos pela última vez em Cold War, na sétima temporada em 2013, que também foi escrito por Gatiss.
Na Terra, a NASA encontra as palavras Deus Salve a Rainha, escritas na superfície de Marte. O Doutor, Bill e Nardole vão até o planeta para investigar e descobrem que Marte está ocupado por soldados humanos da Grã-Bretanha vitoriana. Nardole volta para a TARDIS, que apresenta defeito e se materializa no escritório do Doutor na universidade. Nardole pede ajuda a Missy para voltar.
O Doutor e Bill se encontram com os soldados e descobrem que eles se aliaram com um Ice Warrior chamado Friday. O capitão Catchlove diz que eles encontraram a criatura presa em uma nave espacial e Friday permitiu que os soldados usassem a tecnologia de seu povo para explorar Marte. No entanto, o Doutor acha que Friday estava usando-os para obter acesso à sua colmeia.
O dispositivo de mineração descobre o túmulo da Rainha do Gelo e o coronel Godsacre ordena que seus homens vigiem o túmulo e que não deixem ninguém se aproximar. Jackdaw, um soldado, corta um cristal da base do túmulo e revive a Rainha do Gelo, Iraxxa. Friday, em seguida, diz-lhe que eles dormiram por 5.000 anos.
O resto dos soldados entra e com a batalha iminente, o Doutor pede a Iraxxa que mostre misericórdia; sem ajuda, os Ice Warriors não podem sobreviver na superfície do planeta. Descartando o Doutor e os soldados, ela pergunta a Bill o que ela pensa e cede. De repente, uma bala é disparada e acerta o capacete de Iraxxa, e ela volta a declarar guerra contra os humanos. Catchlove toma o comando, e aprisiona Iraxxa e Friday no túmulo, ordenando também que o Doutor, Bill e Godsacre fossem trancados. Enquanto isso, Iraxxa revive os Ice Warriors na colmeia.
Os Ice Warriors lançam seu ataque. Friday se alia com o Doutor e Bill, e distrai Iraxxa para que o Doutor possa controlar o dispositivo de mineração. Ele ameaça usar o dispositivo para enterrar tudo sob o gelo do polo norte de Marte. Catchlove segura Iraxxa e a ameaça com uma faca e tenta forçá-la a ajudá-lo a pilotar uma nave espacial, mas Godsacre o mata primeiro. Em seguida, ele pede para ser morto pela rainha, mas Iraxxa mostra misericórdia e promete cancelar o ataque enquanto Godsacre se compromete com os Ice Warriors. Em seguida o Doutor chama Alpha Centauri para ajudá-los.
O Doutor e Bill ajudam Godsacre a deixar a mensagem vista em Marte no presente. Nardole reaparece com a TARDIS com Missy a bordo, que questiona o bem-estar do Doutor.
A chave de fenda sônica do Doutor ainda não tem nenhuma configuração para madeira, um defeito mencionado pela primeira vez em Silence in the Library. O retrato da rainha Vitória apresenta a atriz Pauline Collins, que interpretou a personagem em Tooth and Claw.
Alpha Centauri, bem como sua dubladora, Ysanne Churchman, faz um breve cameo, sendo esta a primeira vez que o personagem apareceu no cânone da série desde o serial The Monster of Peladon de 1973.
Referências externas
Friday é o nome de um dos protagonistas do romance Robinson Crusoe de Daniel Defoe. Bill menciona os filmes O Exterminador do Futuro e A Coisa, enquanto o Doutor menciona Frozen. Após a descoberta do túmulo da Rainha do Gelo, o médico diz “tenho um mau pressentimento sobre isso”, uma frase popular da franquia Star Wars.
Produção
A leitura de Empress of Mars ocorreu em 11 de janeiro de 2017. A filmagem começou em 27 de janeiro e terminou em 22 de fevereiro do mesmo ano.
Roteiro
A história foi originalmente programada para acontecer em Peladon em vez de Marte, daí o retorno de Alpha Centauri depois de 43 anos. Também foi relatado originalmente ter sido planejado como uma sequência do episódio Sleep No More da nona temporada, também de Mark Gatiss, referenciado na linha de diálogo em que a Rainha do Gelo exorta seus guerreiros a “não dormir mais”.
Empress of Mars foi transmitido originalmente na noite de 10 de junho de 2017 na BBC One, e foi assistido por 3,58 milhões de espectadores na estreia.
Video/clipe:
https://www.youtube.com/watch?v=BRbUpnO8hmQ
https://www.youtube.com/watch?v=_PoxPm3KXIw
Comentários
Postar um comentário