FELIZ ANIVERSÁRIO / HAPPY BIRTHDAY! Cheryl Gates McFadden

 

Cheryl Gates McFadden (Figura 01) nascida em 2 de março de 1949 é uma atriz e coreógrafa americana. Ela geralmente é creditada como Cheryl McFadden quando trabalha como coreógrafa e Gates McFadden quando trabalha como atriz. Ela é mais conhecida por interpretar o Dr. Beverly Crusher (Figura 02) na série de televisão Star Trek: The Next Generation e nos quatro filmes subsequentes.

Figura 01                                                  Figura 02

McFadden nasceu em Cuyahoga Falls, Ohio. Frequentou a Brandeis University, graduando-se como Bacharel em Artes (cum laude) em artes teatrais antes de se mudar para Paris, onde estudou teatro com o ator Jacques Lecoq em sua escola de teatro físico. McFadden é descendente de lituanos por parte de mãe.

McFadden trabalhou na The Jim Henson Company, como a diretora de coreografia e movimento de fantoches para Labyrinth, The Muppets Take Manhattan, e trabalho não creditado em Dreamchild. Como forma de distinguir seu trabalho de atuação de sua coreografia, ela costuma ser creditada como "Gates McFadden" como atriz e "Cheryl McFadden" como coreógrafa. No entanto, ela foi creditada como "Cheryl McFadden" no filme de Troma When Nature Calls (1985) e no episódio da terceira temporada de The Cosby Show, "Cliff's 50th Birthday". Ela apareceu em The Hunt for Red October como a esposa de Jack Ryan, Caroline, embora a maioria de suas cenas tenham sido cortadas na pós-produção.

Em 1987, McFadden foi escalada como Dra. Beverly Crusher em Star Trek: The Next Generation. O personagem Crusher foi programado para ser o interesse amoroso do capitão Jean-Luc Picard (figura 03); outro aspecto importante do personagem era ser uma viúva equilibrando maternidade e carreira. Maurice Hurley, redator principal e showrunner, não gostava de trabalhar com McFadden e, a pedido de Hurley, ela foi demitida no final da primeira temporada.  Diana Muldaur juntou-se à produção como a nova diretora médica da Enterprise, Dra. Katherine Pulaski, para a segunda temporada.

Temporadas 3-7

McFadden em 2014 O criador da série Gene Roddenberry admitiu que o personagem Dr. Pulaski não desenvolveu uma química com os outros personagens, então McFadden foi Chamada para retornar como Dr. Crusher para a terceira temporada.  No início, ela estava hesitante, mas depois de um telefonema do co-estrela Patrick Stewart, e inúmeras cartas de fãs, McFadden foi persuadida a retornar ao papel, que ela então interpretou pelo restante da série. Os destaques para seu personagem incluem "The High Ground", onde ela é sequestrada por terroristas; "Remember Me", em que ela fica presa em uma realidade alternativa onde seus entes queridos começam a desaparecer; "The Host", que apresenta um romance entre o médico e um alienígena composto por dois organismos simbióticos; “Suspeitas”, em que arrisca a carreira para solucionar o assassinato de um cientista; "Descent", onde Crusher assume o comando da Enterprise; “Sub Rosa”, onde se torna vítima de um “fantasma” sedutor; e "Attached", onde Picard e Crusher tornam-se telepaticamente ligados como prisioneiros e aprendem seus verdadeiros sentimentos um pelo outro. McFadden reprisou seu papel em todos os quatro filmes da TNG e também forneceu sua voz para os jogos de PC Star Trek: A Final Unity e Star Trek Generations. Além disso, McFadden dirigiu o episódio "Genesis" (seu único crédito de direção até agora) no qual uma infecção faz com que a tripulação evolua para formas primitivas de vida, e coreografou a rotina de dança em "Data's Day".

Figura 03


McFadden co-estrelou a comédia de 1990, Taking Care of Business, estrelada por James Belushi, e seu colega ex-aluno da Nova Geração, John de Lancie (Q). Em 1992, ela apareceu ao lado de outros membros do elenco Patrick Stewart, Jonathan Frakes, Brent Spiner e Colm Meaney em uma produção de Every Good Boy Deserves Favor, que foi apresentada em quatro cidades. Ela também estrelou a série de televisão de 1995 Marker com Richard Grieco e apareceu no filme feito para a televisão Crowned and Dangerous with Yasmine Bleeth em 1997. Trabalho adicional na televisão foi o papel de Allison Rourke, chefe de Paul Buchman, em quatro episódios do sitcom Mad About You. Na primavera de 2006, McFadden apareceu em uma série de comerciais de televisão para a Microsoft. Ela lecionou em várias universidades (American Academy of Dramatic Arts, Brandeis, Harvard, Purdue, Temple, a Stella Academy em Hamburgo e a University of Pittsburgh). Em agosto de 2010, ela foi listada como membro adjunto do corpo docente da School of Theatre da University of Southern California. Ela foi a diretora artística do Ensemble Studio Theatre / Los Angeles de janeiro de 2009 a outubro de 2014. Durante sua gestão, ela liderou a construção do Atwater Village Theatre Collective, um novo espaço de dois cinemas em Los Angeles.  McFadden emprestou sua voz como narradora em vários audio-livros. Em 2010, ela foi a narradora de "Confessor" (METAtropolis: Cascadia). Antes de 2014, McFadden não compareceu a convenções de fãs devido a um incidente de perseguição anos antes. No entanto, depois de participar da New York Comic Con 2014, ela ficou entusiasmada com esses eventos. Em 2017, McFadden ficou satisfeita que um documentário recente sobre a fabricação de Labirinto a levou a se conectar com fãs de seu trabalho com Jim Henson.

McFadden foi casada com John Cleveland Talbot e tem um filho, James, nascido em 1991. Sua gravidez não foi incluída na quarta temporada de TNG; em vez disso, sua personagem usava um jaleco de laboratório sobre o uniforme para escondê-la. O co-estrela de Nova Geração, Brent Spiner, é o padrinho de seu filho.

Vida longa e próspera!

Fonte: Wikipedia

#baseestelarcampinas #baseestelarcampinas25anos #bec25anos #birthday #aniversário #startrektng  #CherylGatesMcFadden #Startrek #tng

Comentários