James Montgomery Doohan (figura 01) nasceu em 3 de março de 1920 e faleceu em 20 de julho de 2005. Foi um ator canadense, dublador, autor e soldado mais conhecido por seu papel como Montgomery "Scotty" Scott (figura 02) na série de televisão e cinema Star Trek. A caracterização de Doohan do engenheiro chefe escocês da Starship Enterprise foi um dos elementos mais reconhecidos na franquia Star Trek, e inspirou muitos fãs a seguirem carreiras em engenharia e outros campos técnicos. Ele também fez contribuições nos bastidores, como o desenvolvimento inicial das línguas Klingon e Vulcan. Antes de sua carreira de ator, Doohan serviu no 14º Regimento de Artilharia de Campo da 3ª Divisão de Infantaria Canadense. Ele também atuou como piloto. Ele viu o combate na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo a invasão do Dia D da Normandia, na qual foi ferido, aparentemente por fogo amigo. Após a guerra, ele teve uma vasta experiência atuando no rádio e na televisão, o que o levou ao papel de Scotty. Após o cancelamento da série Star Trek original, Doohan teve sucesso limitado em encontrar outros papéis; ele voltou a interpretar o personagem nas continuações animadas e cinematográficas da série, e fez aparições frequentes nas convenções de Jornada nas Estrelas.
Figura 01 Figura 02
Doohan nasceu em Vancouver, British Columbia, o mais novo dos quatro filhos de William Patrick Doohan e Sarah Frances (nascida Montgomery), que emigraram de Bangor, Irlanda do Norte. Seu pai, nascido em Belfast, era farmacêutico, veterinário e dentista, e membro da Pharmaceutical Society of Ireland. William Doohan era dono de uma farmácia na Main Street em Bangor, ao lado da Trinity Presbyterian Church, e supostamente inventou uma forma primitiva de gasolina de alta octanagem em 1923. A autobiografia de Doohan de 1996 relatou o sério alcoolismo de seu pai. Seu avô paterno, Thomas Doohan, era chefe da polícia na Royal Irish Constabulary. A família mudou-se de Vancouver para Sarnia, Ontário. Doohan cursou o ensino médio no Sarnia Collegiate Institute and Technical School, onde se destacou em matemática e ciências. Ele se matriculou no 102º Corpo de Cadetes do Exército Real Canadense em 1938.
No início da Segunda Guerra Mundial, Doohan juntou-se à Artilharia Real Canadense e foi membro da 14ª Bateria de Campo (Midland), 2ª Divisão de Infantaria Canadense. Ele foi comissionado como tenente do 14º Regimento de Artilharia de Campo da 3ª Divisão de Infantaria Canadense. Ele foi enviado para a Inglaterra em 1940 para treinamento. Ele viu o desembarque de combate pela primeira vez na Praia de Juno no Dia D. Doohan conduziu seus homens a um terreno mais alto através de um campo de minas antitanque, onde tomaram posições defensivas durante a noite. Cruzando os postos de comando às 11h30 daquela noite, Doohan foi atingido por seis tiros disparados de uma arma Bren por um nervoso sentinela canadense: quatro na perna, um no peito e um no dedo médio direito. A bala em seu peito foi interrompida por uma cigarreira de prata dada a ele por seu irmão. Seu dedo médio direito teve que ser amputado, algo que ele esconderia na tela durante a maior parte de sua carreira como ator. Doohan graduou-se no Curso de Piloto de Observação Aérea 40 com onze outros oficiais de artilharia canadenses e voou em aeronaves Taylorcraft Auster Mark V para o Esquadrão 666 (AOP), RCAF, como oficial de Artilharia Real Canadense em apoio ao Grupo de Artilharia Real do 1o. Todos os três esquadrões RCAF canadenses (AOP) eram tripulados por oficiais-pilotos de artilharia e acompanhados por pessoal não comissionado da RCA e RCAF servindo como observadores. Embora ele nunca tenha sido realmente um membro da Força Aérea Real Canadense, Doohan já foi rotulado como o "piloto mais louco da Força Aérea Canadense". No final da primavera de 1945, em Salisbury Plain ao norte da RAF Andover, ele deslizou um avião entre postes de telégrafo "para provar que era possível" - aprendendo a receber uma séria reprimenda. (Vários relatos citam o avião como um Hurricane ou um jet trainer; no entanto, era um Mark IV Auster.)
Carreira inicial de ator
Após a guerra, Doohan mudou-se para Londres, Ontário, para continuar sua educação técnica. Depois de ouvir um drama de rádio que sabia que poderia fazer melhor, ele gravou sua voz na estação de rádio local e aprendeu sobre uma escola de teatro em Toronto. Lá, ele ganhou uma bolsa de dois anos para o Neighborhood Playhouse na cidade de Nova York, onde seus colegas incluíam Leslie Nielsen, Tony Randall e Richard Boone. Em 1946, ele teve vários papéis na rádio CBC, a partir de 12 de janeiro. Por vários anos, ele viajou entre Toronto e Nova York conforme o trabalho exigia. Ele estimou que atuou em mais de 4.000 programas de rádio e 450 programas de televisão durante este período, e ganhou uma reputação de versatilidade. Em meados da década de 1950, ele apareceu como guarda florestal Timber Tom (a contraparte do norte de Buffalo Bob) na versão canadense de Howdy Doody. Coincidentemente, o outro membro do elenco de Star Trek, William Shatner, apareceu simultaneamente como Ranger Bill na versão americana. Doohan e Shatner apareceram na série de ficção científica canadense de 1950, Space Command. Doohan também apareceu em vários episódios de Hawkeye e o Último dos Moicanos em 1957-58. Para GM Presents, ele desempenhou o papel principal no drama da CBC TV Flight into Danger (1956), depois em The Night they Killed Joe Howe (1960). Arthur Hailey reescreveu a primeira no romance Runway Zero-Eight, depois adaptado para Terror in the Sky. Esta história foi posteriormente satirizada em Airplane!. Os créditos de Doohan incluíram The Twilight Zone, Temporada 4, Episódio 3 "Valley of the Shadow" (17 de janeiro de 1961), GE True, Hazel, "Hazel’s Highland Fling" como Gordon "Gordy" MacHeath. The Outer Limits, The Fugitive, Bewitched, Fantasy Island, Magnum, P.I., The Man from U.N.C.L.E. (Temporada 1, Episódio 4 "The Shark Affair" (1964); Temporada 2, Episódio 20 "The Bridge of Lions Affair, Parte 1" (1966) e Bonanza. No episódio "Gift of Water" de Bonanza (1962), ele co-estrelou com a atriz Majel Barrett, que mais tarde interpretaria a enfermeira Christine de Star Trek. Ele atuou como assistente do presidente dos Estados Unidos em dois episódios de Voyage to the Bottom of the Sea. Ele teve um papel não creditado em The Satan Bug (1965), apareceu no episódio de Daniel Boone "A Perilous Passage" (1970), apareceu como patrulheiro estadual no filme de Roger Vadim Pretty Maids All in a Row (1971) - que foi produzido pelo criador de Star Trek Gene Roddenberry -, e atuou ao lado de Richard Harris no filme Man in the Wilderness (1971).
Desenvolveu um talento para sotaques quando criança. Fazendo testes para o papel de engenheiro-chefe da USS Enterprise, Doohan fez vários sotaques diferentes. O produtor Gene Roddenberry perguntou qual ele preferia, e Doohan respondeu: "Se você quer um engenheiro, em minha experiência os melhores engenheiros são escoceses. Ele escolheu o nome "Montgomery Scott" em homenagem a seu avô. Anos depois, Doohan reencenou o processo de elenco nas convenções de Star Trek, demonstrando uma variedade de vozes e personagens possíveis. Doohan foi citado como tendo dito, "Scotty é noventa e nove por cento James Doohan e um por cento de sotaque." O personagem foi originalmente concebido como semi-regular; mas foi elevado a um personagem coadjuvante regular. Doohan também forneceu vozes para personagens inanimados, incluindo Sargon em "Return to Tomorrow", o M-5 em "The Ultimate Computer", a Mission Control Voice em "Assignment: Earth" e o Oráculo em "For the World Is Hollow and I touched the sky". Doohan voltou ao papel de Scotty no início dos anos 1970 para Star Trek: The Animated Series. Walter Koenig (navegador Pavel Chekov) não foi contratado para esta série devido a limitações de orçamento, então Doohan expressou um personagem substituto: o navegador alienígena Arex. Ele também deu voz à maioria dos papéis masculinos convidados, incluindo o de Robert April, o primeiro capitão da Enterprise e cerca de 50 outros papéis, dando voz a até sete personagens diferentes em um único episódio. Ele voltou a reunir todo o elenco regular de Jornada nas Estrelas para o longa-metragem Jornada nas Estrelas: O Filme (1979), para o qual também criou o diálogo das línguas Vulcano e Klingon. Ele continuou no papel de Scotty nas sequências The Wrath of Khan, The Search for Spock, The Voyage Home, The Final Frontier e The Undiscovered Country. Em 1992, ele estrelou o episódio "Relics" de Star Trek: The Next Generation, interpretando um velho Scotty relembrando seu tempo na Enterprise. Ele e Walter Koenig apareceram brevemente com William Shatner em Star Trek: Generations, em uma cena que fez a transição da série de filmes para o elenco da série de televisão mais recente.
Em 20 de julho de 2005, às 5h30 da manhã, Doohan morreu em sua casa em Redmond, Washington, devido a complicações de fibrose pulmonar, que se acreditava ser decorrente da exposição a substâncias nocivas durante a Segunda Guerra Mundial. Seu corpo foi posteriormente cremado. Uma porção de suas cinzas, ¼ onça (7 gramas), foi programada no outono seguinte para um vôo memorial ao espaço com 308 outros, incluindo o astronauta Gordon Cooper do Projeto Mercury. O lançamento do foguete SpaceLoft XL foi adiado para 28 de abril de 2007, quando o foguete entrou brevemente no espaço sideral em um vôo suborbital de quatro minutos antes de cair de pára-quedas na Terra, como planejado, com as cinzas ainda dentro. As cinzas foram posteriormente lançadas em um foguete Falcon 1, em 3 de agosto de 2008, no que deveria ser uma órbita baixa da Terra; no entanto, o foguete falhou dois minutos após o lançamento. Algumas das cinzas de Doohan estão escondidas sob o revestimento do piso do módulo Columbus da Estação Espacial Internacional - depois de serem contrabandeadas a bordo em 2008 por Richard Garriott. O resto das cinzas de Doohan foram espalhadas sobre Puget Sound em Washington. Em 22 de maio de 2012, uma pequena urna contendo alguns dos restos mortais de Doohan na forma de cinzas foi lançada ao espaço a bordo do foguete Falcon 9 como parte do COTS Demo Flight 2.
As façanhas de Scotty
como o formidável engenheiro-chefe da Enterprise inspiraram muitos alunos a
seguir carreiras em engenharia. Por causa disso, a Escola de Engenharia de
Milwaukee concedeu a Doohan um diploma honorário em engenharia. Doohan foi
imortalizado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 31 de agosto de
2004. Apesar de sua saúde debilitada, ele estava presente na cerimônia, que foi
sua última aparição pública. Montgomery
Scott foi reivindicado por Linlithgow, Escócia, em 2007, por uma placa
comemorativa do Conselho de West Lothian pela importância de Doohan. Seu local
de nascimento também é atribuído a Aberdeen, onde Doohan aprendeu o sotaque, ou
Elgin. O sotaque de Scotty escolhido por Doohan implica que a maioria de seus
anos de formação foram passados em ou perto de Edimburgo.
Vida longa e próspera!
Fonte: Wikipedia
#baseestelarcampinas #baseestelarcampinas25anos #bec25anos #birthday #aniversário #startrekclassica #JamesMontgomeryDoohan #Startrek #classica
Comentários
Postar um comentário