A Base Estelar Campinas publica uma breve biografia da vida e obra de Leonard Nimoy em comemoração do que seria o 90º aniversário de nascimento desse grande ator, o eterno Senhor Spock.
Leonard Simon Nimoy, nascido na cidade de Boston em 26 de março de 1931, e que faleceu em Los Angeles, no dia 27 de fevereiro de 2015, foi um ator, escritor, diretor de cinema, cantor, compositor, e fotógrafo americano mais conhecido como o Sr. Spock, da série de TV Star Trek. Nimoy era vegetariano, tinha dois filhos e era casado com a atriz Susan Bay. Nos últimos anos se aposentou da carreira no cinema, para se dedicar à fotografia.
Além do trabalho na série original de Star Trek, Leonard Nimoy participou de um episódio da primeira temporada da série Agente 86, do episódio O Gorila da série Bonanza, em 17 de dezembro de 1960, e atuou na série clássica Missão: Impossível, de 1969 a 1971.
Nimoy reprisou o papel de Spock na série animada e nos longas-metragens da franquia Star Trek, e dirigiu dois deles: Jornada nas Estrelas: À Procura de Spock e Jornada nas Estrelas: A Volta para Casa.
Dentre seus muitos trabalhos, dublou Galvatron em Transformers: O Filme, de 1986. Em 2011, dublou o autobot Sentinel Prime, mentor e antecessor de Optimus Prime, no filme Transformers: O Lado Oculto da Lua. Nimoy também atuou na série de TV da Fox, Fringe, na qual interpretou William Bell.
No começo de 2014, o ator informou que estava com uma doença pulmonar obstrutiva crônica, ocasionada por anos de tabagismo. Em 27 de fevereiro de 2015, aos 83 anos, morreu por complicações da doença. Foi sepultado em Hillside Memorial Park, Culver City, Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos.
Publicações
Leonard Numoy escreveu poemas e poesias não publicados no Brasil, e alguns livros, como:
- Eu não sou Spock (I Am Not Spock - 1975)
- Vincent: Baseado na peça Van Gogh, de Phillip Stephens (1978)
- Eu sou Spock (I Am Spock - 1995)
- Shekhina Fotografia (2002)
Filmografia:
A filmografia completa de Leonard Nimoy está disponível em vários sites. Acesse o link abaixo para acessar a filmografia no site Adoro Cinema:
Edição do texto: Adriana Ruiz
Edição de imagens: Walmir M. Martins
Comentários
Postar um comentário