Star Trek (série original) II

Parte II

NBC

1ª Temporada: 1966-1967

A NBC encomendou 16 episódios de Star Trek, além de "Where No Man Has Gone Before". O primeiro episódio regular de Star Trek estreou em uma terça-feira, 8 de setembro de 1966 das 20h30min até 21h30min. As críticas foram mistas; enquanto o The Philadelphia Inquirer e o San Francisco Chronicle gostaram da série, o The New York Times e o Boston Globe foram menos favoráveis, e a Variety previu que o programa "não vai funcionar", chamando-o de "uma incrível e melancólica bagunça de confusão e complexidades" Estreando contra apenas reprises, Star Trek facilmente ganhou o primeiro lugar em audiência. Na semana seguinte, contra novos programas, caiu para segundo. Esteve na 33ª posição, de 94ª, nas duas semanas seguintes, antes da cair novamente agora para 51º.

Eu sou um ávido fã de "Star Trek", e iria simplesmente morrer se fosse tirado do ar. Na minha opinião é o melhor programa da televisão. — M.P., Oswego, Nova York, 20 de fevereiro de 1967. 

Os índices de audiência da primeira temporada de Star Trek fariam em anos anteriores a NBC cancelar o programa. A emissora havia sido pioneira em pesquisar os espectadores através de perfis demográficos no início da década de 1960, entretanto, em 1967 ela e outras cada vez mais consideravam tais dados ao tomar decisões; por exemplo, a CBS cancelou temporariamente Gunsmoke naquele ano porque a série tinha muitos espectadores velhos e poucos jovens. Apesar de Roddenberry ter afirmado posteriormente que a NBC não sabia dos demográficos favoráveis de Star Trek, o conhecimento do público de "qualidade" de Star Trek é o que provavelmente fez a emissora manter a série em sua grade de programação depois das primeiras e segundas temporadas. A NBC decidiu encomendar mais 10 novos episódios para a primeira temporada, e encomendou uma segunda temporada em março de 1967. Foi originalmente anunciado que o programa passaria às 19h30min das terças-feiras, porém recebeu o horário das 20h30min às sextas-feiras quando a programação de 1967-68 da NBC foi anunciada, sendo difícil para os jovens espectadores que o programa atraia assisti-la.

Capitão Kirk e seu companheiro
Spock  em foto  promocional
de 1968
2ª Temporada: 1967-1968

Os índices de audiência de Star Trek continuaram a cair durante sua segunda temporada. Apesar de Shatner achar que o programa iria acabar após duas temporadas, tendo até começado a preparar novos projetos, a NBC talvez nunca tenha considerado seriamente o cancelamento da série. No começo de janeiro de 1968, a Associated Press reportou que as chances de Star Trek ser renovado para uma terceira temporada eram "excelentes". A série tinha índices melhores que Hondo da ABC, e os programas da CBS estavam no Top 15 dos Nielsen Ratings. Mais uma vez, os demográficos ajudaram Star Trek a sobreviver. Ao contrário da crença popular entre os fãs, a série não tinha um público maior de jovens espectadores do que sua competição. A pesquisa da emissora, entretanto, indicou que Star Trek tinha uma "audiência de qualidade", incluindo "homens bem educados de renda alta", e que outros programas da NBC tinham índices gerais mais baixos.

O que surpreendeu a NBC foi o entusiasmo dos espectadores de Star Trek. O programa era diferente na sua discussão séria sobre questões sociais contemporâneas em um contexto futurista, diferente de Lost in Space. No final de 1967, quando o rumor se espalhou que a série corria risco de cancelamento, Bjo Trimble, seu marido John, e outros fãs organizaram um esforço sem precedentes que persuadiu milhares de fãs a escrever cartas de apoio à série para salvá-la do cancelamento. A emissora já havia recebido 29.000 cartas de fãs — mais do que qualquer outro programa, com a exceção de The Monkees — na primeira temporada de Star Trek. A NBC recebeu quase 116.000 cartas entre dezembro de 1967 e março de 1968, incluindo 52.000 apenas no mês de fevereiro. Colunistas de jornais encorajavam os leitores a escrever cartas para ajudar a salvar "o melhor programa de ficção científica no ar". Mais de 200 estudantes do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) marcharam até o estúdio da NBC em Burbank, Califórnia, para apoiar Star Trek em janeiro de 1968, carregando cartazes dizendo "Escolham Spock" e "Poder Vulcano". Estudantes da Universidade da Califórnia em Berkeley e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts organizaram protestos similares em San Francisco e em Nova York. As cartas apoiando Star Trek, cujos autores incluíam o Governador de Nova York Nelson Rockefeller, eram diferentes tanto em quantidade quanto em qualidade do que as recebidas pelas emissoras por outros programas:

“O programa, de acordo com as 6.000 cartas que chegavam por semana (mais do que qualquer outro na televisão), é assistido por cientistas, curadores de museus, psiquiatras, doutores e professores de universidade. O Instituto Smithsoniano pediu uma cópia do programa para seus arquivos, o único programa a receber tal honra.”

“Grande parte das cartas vinha de doutores, cientistas, professores e outros tipos de profissionais, e eram na maior parte letrados — e escritos em papel de escritório. E se há algo que uma emissora quer mais do que índices Nielsen altos é o prestígio de um programa que apela para audiências de classes média e alta.”

A NBC — que usava muito tais anedotas na publicidade de seus programas — tomou a decisão incomum de anunciar depois da exibição do episódio "The Omega Glory" em 1º de março de 1968 que a série havia sido renovada, e pediu para os espectadores pararem de enviar cartas. Isso levou a um número similar de cartas de agradecimento.

E agora um anuncio de interesse a todos os espectadores de Star Trek. Estamos felizes em informar que Star Trek continuará a ser visto na NBC. Nós sabemos que vocês estarão ansiosos em ver a aventura espacial semanal em Star Trek. — NBC, 1º de março de 1968.

3ª Temporada: 1968-1969

A NBC planejou mover Star Trek para às segundas-feiras na terceira temporada, provavelmente com a esperança de aumentar a audiência depois da enorme campanha por cartas ter surpreendido à emissora. Em março de 1968, a NBC decidiu mover o programa para às 22h00min de sexta-feira, o "Horário da Morte", uma hora considerada indesejável para o público jovem, para que não entrasse em conflito com o altamente popular Rowan & Martin's Laugh-In. Além do horário indesejável, Star Trek estava sendo exibido em apenas 181 das 210 afiliadas da NBC.

Roddenberry tentou convencer a NBC a dar Star Trek um horário melhor, porém não foi bem sucedido. Como resultado, ele escolheu se retirar do estresse diário da produção de Star Trek, apesar de nominalmente permanecer como "produtor executivo". Roddenberry reduziu seu envolvimento direto com a série no começo da temporada 1968-69, sendo substituído por Fred Freiberger como produtor da série. Em seguida, a NBC reduziu significantemente o orçamento de Star Trek para cada episódio, e o comercial por minuto caiu de US$ 39.000 para US$ 36.000, comparado à segunda temporada. Nichelle Nichols descreveu os cortes no orçamento como um esforço intencional para matar Star Trek:

“Enquanto a NBC fingiu expandir a audiência de Star Trek, ela reduziu o orçamento da nossa produção até estarmos quase 10% mais baixo do que em nossa primeira temporada... Esse é o motivo da terceira temporada ter menos tomadas externas, por exemplo. Roteiristas de primeira, atores convidados de primeira, qualquer coisa de primeira que se precisava era difícil chegar a nós. Assim, o falecimento de Star Trek se tornou uma profecia autorrealizável. E eu posso garantir, era exatamente como ela foi concebida para ser.” 

O último dia de filmagens de Star Trek foi 9 de janeiro de 1969, depois de 79 episódios a NBC cancelou a série apesar de outra tentativa de campanha por cartas vinda dos fãs.

Versão 2017

Em julho de 2016, a rede americana de TV CBS e o serviço de streaming Netflix anunciaram um acordo para produzir Star Trek, versão remodelada do clássico de ficção científica, com estreia mundial marcada para janeiro de 2017. As filmagens da nova série começam em setembro de 2016, no Canadá.

Sindicação

Apesar da qualidade da maioria dos episódios da terceira temporada ter sido baixa, ela deu a Star Trek o número de episódios suficientes para entrar em sindicação. A maioria dos programas necessitava de pelo menos cinco temporadas para sindicação. A Kaiser Broadcasting, entretanto, já havia comprado os direitos de sindicação de Star Trek durante a primeira temporada para estações em várias grandes cidades. A companhia fez o acordo incomum porque ela viu a série como uma contra programação efetiva contra os programas de notícias das 18h00min das três grandes emissoras. A Paramount começou a anunciar as reprises em março de 1969; já que os índices da Kaiser eram bons, outras estações, como a WPIX em Nova York, também compraram os episódios, para contra programação similar.

Através da sindicação, Star Trek encontrou uma audiência muito maior daquela da NBC, se tornando um clássico cult. Em 1970, as propagandas da Paramount mostravam que a série tinha índices de audiência significantemente melhores, e o Los Angeles Times comentava sobre a habilidade de Star Trek de "adquirir os índices mais inviáveis no campo da sindicação". Em 1972, "o programa que não vai morrer" foi ao ar em mais de 100 cidades americanas e 60 países diferentes, com mais de 3.000 fãs comparecendo a primeira convenção de Star Trek em Nova York. Os fãs do programa se tornaram cada vez mais organizados, se juntando em convenções para trocar objetos, encontrar atores da série e assistir a exibições de episódios antigos. Tais fãs se tornaram conhecidos como "Trekkers", que eram famosos (e regularmente ridicularizados) por sua devoção a série e seus conhecimentos enciclopédicos de cada episódio Diferentemente de outras reprises por sindicação, os preços de Star Trek cresceram ao invés de decaírem com o passar do tempo, devido ao fato dos fãs adorarem ver e rever os episódios inúmeras vezes; em 1987, a Paramount estava ganhando US$ 1 milhão por cada episódio na sindicação, e em 1994, as reprises ainda iam ao ar em 94% do território americano.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Acesso em 17/03/2021/2021 às 09h09min)

Comentários

  1. Talvez tenha sido um dos primeiros programas de televisão que reconhecesse e respeitasse os níveis de cultura e inteligência de uma parcela mais qualificada de telespectadores. Não sei se aconteceu por acaso, mas o resultado surpreendeu os produtores com reflexos que reverberam até hoje.

    ResponderExcluir

Postar um comentário