Fanfics

Fanfics, ou fan fiction, em tradução literal, ficção de fã, são um tipo de leitura que não agrada a todos, mas por outro lado existem muitas pessoas que amam esse tipo de leitura, principalmente porque permite que se encontre histórias totalmente diferentes daquelas idealizadas por seus autores, seja na literatura, em filmes, filmes derivados de livros, séries, histórias em quadrinhos, ou seja, em qualquer nicho de entretenimento que existe.

Muitos falam que se trata de um “plágio”, o que não é bem uma realidade, pois normalmente não são uma “continuação” das histórias, apesar de que depois do sucesso de Star Trek, a série clássica, foram escritos vários livros, pois na época não havia ainda internet, há sim, algumas continuações, por exemplo, os livros Portal do Tempo e O Filho de Spock, da escritora A. C., Crispin (lançados no Brasil pela Editora Aleph), que contam a história do que aconteceu depois do último episódio da 3ª temporada de ST, ou o livro INZADI, que narra os acontecimentos da saga do Comandante Riker e da Conselheira Deana Troy quando eles se conheceram e além. Não vou dar spoiler aqui, mas se tiverem curiosidade, como fã eu recomendo muito. Também foi lançado no Brasil pela Aleph, e apesar de ser difícil achar em livrarias, em sebos ainda é possível encontrar.

Todos esses livros, há muitos em inglês, infelizmente em português nem tanto, e todos que são comercializados, não só de Star Trek, como também de Star Wars, os super heróis da Marvel e da DC, etc., e tem que ter autorização da marca, senão a pessoa pode ser processada sim, mas para mim, todos eles são na verdade fanfics. Mas, vocês me perguntarão, o que diferencia a fanfic de um livro desses então?

Os livros, em sua grande maioria, começaram a ser lançados quando não havia internet... e não havia grande divulgação dos mesmos (os livros da Aleph, por exemplo, começaram a ser lançados no Brasil na década de 90, e os de Star Wars, bem depois) só quem gostava muito mesmo é que procurava.

O que mudou? Com o advento da internet, ficou mais fácil para os fãs, divulgarem seus escritos... com uma grande diferença dos livros: FANFICS NÃO PODEM SER COBRADAS, se forem, ficam passíveis de serem processadas pelos verdadeiros donos das franquias.

O bom da fanfic, é que você pode se deliciar como leitor e se, de repente vier a inspiração, como escritor, utilizando um universo com personagens já conhecidos, e não só criar a sua própria história, como também ser um personagem da história... e aí, meus amigos, é só dar asas à imaginação: de repente, se casar com seu herói ou heroína, viver em Nárnia, ser um passageiro ou capitão da Enterprise, ser um agente do FBI junto com a Scully, ou o Mulder! Nas fanfics, nem o Céu, ou o Inferno (oh Lúcifer de Tom Ellis da série homônima), é o limite. Simplesmente não há limites.

Quando digo que não há limites, é porque se encontra de tudo nas fanfics, desde a mais doce água com açúcar até o sexo mais pesado, ou com cenas de violência perversa. Pensando nisso, e como o canal utilizado hoje é a internet, onde a censura é muito questionável, principalmente em se falando de crianças, os “fanfiqueiros” tentam pelo menos informar o que estão escrevendo, e utilizam os códigos abaixo. Vou listá-los aqui para que vocês tenham uma ideia.

Tipos de fanfic

Oneshot: fanfics que são compostas somente de um capítulo e são ideais para quem quer imergir em novas histórias sem ter que esperar por atualizações do autor.

Angst: histórias que giram em torno de angústias dos personagens centrais do enredo.

Drabble: fanfics que possuem, no máximo, mil palavras e podem destacar alguns personagens ou determinado ponto de vista. São utilizadas, normalmente, para dar ênfase a algo que o autor gostaria que fosse ressaltado na história original.

AU (Alternative Universe): Esse tipo de fanfic é ideal para quem quer usar mais a criatividade, uma vez que utiliza os mesmos personagens, mas os insere em um universo diferente daquele em que a história original se passa.

Lime: Fanfics que giram em torno de romances adultos (porém, nesse caso, não necessariamente com conteúdo sexual). No entanto, devido a algumas cenas de brigas e conflitos internos dos personagens, esses textos não costumam ser recomendados para menores de 16 anos.

Mary Sue: Fanfics extremamente românticas, consideradas pelos leitores como “água com açúcar”.

Songfic: História que é construída pelo autor com base na letra de uma música. Esse tipo de fanfic costuma ser bem popular entre fãs de cantores ou bandas famosas.

Fluff/Waff: Esse gênero de fanfics consiste em histórias com clima leve e pacífico. Geralmente, elas têm como objetivo fazer com que o leitor se sinta melhor ao lê-las.

TW (Trigger Warning): Em tradução livre, significa "aviso de gatilho". Esse gênero consiste em fanfics que podem causar algum tipo de desconforto em pessoas que já sofreram com os problemas relatados nas histórias. Geralmente, não é recomendado que elas as leiam.

Crackfic: Histórias geralmente absurdas e de conteúdo humorístico, que são atribuídas ao uso de drogas ou mente perturbada do autor (daí o seu nome).

Crossover: Fanfics que misturam duas sagas diferentes, utilizando seus enredos e personagens em uma história completamente diferente. Normalmente, elas têm maior adesão do público, uma vez que podem ser acompanhadas por mais de uma fan base.

Classificação etária de fanfic

G: Fic liberada para todas as idades.

K: Conteúdo livre de qualquer linguagem grosseira, violência e temas adultos.

K+: Conteúdo com menor grau de violência, insinuações de linguagem grosseira e ausência de temas adultos, recomendável para crianças maiores de 9 anos.

PG-13 (NC-13 ou T): Não recomendável para menores de treze anos por conter alguma violência, linguagem levemente grosseira, e sugestão de temas adultos. 

Cenas leves

PG-15 (ou NC-15): Não recomendável para menores de quinze anos por conter cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves. 

Cenas estilo médio

PG-17 (NC-17 ou R): Não recomendável para menores de dezessete anos por conter cenas de descrição explicita de violência, uso liberado de forte linguagem grosseira, e temas adultos tratados de modo detalhado e explícito.

Cenas fortes

Há várias outras, mas geralmente essas são bastante utilizadas, pois definem bastante se você pode (ou não), quer ou deve ler. A internet colaborou muito para a ascensão das fanfics no imaginário comum, uma vez que democratizou e ampliou o acesso a esses textos. Hoje em dia, é possível contar com sites para fanfics, que podem ser utilizados tanto para quem deseja ler os textos quanto postar as suas criações

Sites para ler fanfics

Existem diversos sites de fanfics na Internet onde não é necessário pagar para ler ou postar as suas fanfics. Alguns deles são:

https://www.wattpad.com/

https://www.fanfiction.net/

https://www.quotev.com/

https://fanfiction.com.br/

https://www.spiritfanfiction.com/?locale=pt

Todos esses sites permitem criar uma conta gratuitamente, bem como postar a sua história ou ter acesso a outras.

Alguns desses sites tem a maioria das fics em inglês e outros idiomas, mas para quem só lê em português (meu caso), o google tradutor presente na maioria dos notebooks e celulares, traduz bem inteligível, dá para ler muito bem.

O Facebook também possui grupos de fanfics, eu faço parte de um grupo privado chamado Fanfics Loki (sim, sou apaixonada pelo vilão).

Bem, há muito sobre elas para ser lido e degustado. E se deliciar. Sou uma apaixonada por fanfics, se quiserem me chamar para falar sobre elas, estou à disposição de vocês para dividir e também para somar conhecimentos, e quem sabe? Mais algumas fanfics ao nosso acervo!

Comentários