Perry Rhodan: Ciclo "A Galáxia"

por César Augusto F. Maciel
Os volumes da série Perry Rhodan narram uma história contínua que se inicia no ano 1971 e avança progressivamente pelos séculos e milênios adiante, apresentando a história futura da Humanidade como uma epopeia grandiosa e intrigante. Para facilitar o acompanhamento da narrativa por novos leitores, a série divide-se em ciclos de cerca de cinqüenta ou cem episódios. Cada ciclo forma um arco de histórias fechado em si: a partir de um novo ciclo, novas situações, ambientes e personagens são apresentados, até o seu desfecho dezenas de episódios adiante.
Este resumo apresenta os principais acontecimentos dos setecentos episódios que compõem até o momento a série Perry Rhodan no Brasil. Embora não seja indispensável para o aproveitamento das histórias do novo ciclo “Afilia”, é uma referência importante para quem quer compreender os detalhes que norteiam atualmente esta fantástica e grandiosa obra de ficção.

ArtStation - Perry Rhodan is cool!, Dmitriy Druzhkov

Abaixo um resumo do ciclo A Galáxia:

Em 2040, a Terceira Potência já deu origem ao Império Solar, que pretendia ser um poder galáctico tão grande quanto os outros. A Terra então havia desenvolvido-se enormemente, tornando-se um planeta industrial com um grande desenvolvimento social. Ela possui uma frota espacial nos moldes arcônidas e uma poderosa frota comercial. O pilar da economia solar é a General Cosmic Company, dirigida pelo gênio das finanças Homer G. Adams.
Perry Rhodan celebra um pacto com o robô-regente de Árcon. Segundo esse acordo, o perigo representado pelos druufs — uma raça originária de outro universo, no qual o tempo passa mais devagar — deve ser eliminado. Durante os anos seguintes, vários ataques dos druufs são rechaçados, e Rhodan tem que lutar disfarçadamente contra o robô-regente, que queria descobrir a posição galáctica da Terra. O problema representado pelo robô-regente só acaba em 2044, quando o arcônida Atlan, um antigo almirante de linhagem nobre, assume o papel de imperador dos arcônidas. Embora ele tivesse passado os últimos dez mil anos na Terra, hibernando numa cúpula submarina sob o Oceano Atlântico e eventualmente ajudando no desenvolvimento da Humanidade, ele era o único arcônida nobre ativo o suficiente para governar o Império. Ao longo dos anos, ele acabaria tornando-se um dos mais leais amigos e aliados de Perry Rhodan.
Com o tempo, a posição galática da Terra não é mais um segredo, e surge a Segurança Solar, comandada por Allan D. Mercant. Surgem os traiçoeiros antis, e o perigo representado pelos druufs pode ser finalmente afastado. Nessa época, o Império Solar já era completamente autárquico, e a Terra havia tornado-se o mais importante mundo comercial da Via-Láctea. A fundação de novas colônias terranas em outros sistemas prossegue em ritmo acelerado.
O primeiro vôo de teste com o novo propulsor linear leva à descoberta dos aconenses no Sistema Azul, antepassados dos arcônidas e mestres na tecnologia dos transmissores de matéria.
Atlan consegue consolidar sua posição em Árcon, e o robô-regente se autodestrói. No ano 2112 surgem nos limites da galáxia os pos-bis, robôs positrônicobiológicos, que entram em batalhas encarniçadas com um outro grupo de inteligências extragaláticas, os laurins. Os povos da Via-Láctea só conseguem resistir aos invasores devido à formação da Aliança Galática, que os une provisoriamente. O segredo dos pos-bis é desvendado. Após a conquista do contato de ódio no Mundo dos Cem Sóis, os robôs assinam um tratado de paz e acabam tornando-se um dos mais leais aliados da Humanidade.
No ano 2115, a Terra está mais poderosa do que nunca. Atlan funda a United Stars Organization (USO), que deve agir como um “corpo de bombeiros galático”. Sob o comando de Reginald Bell é desenvolvida a Frota Explorer, com a missão de mapear a Galáxia. No interior da Lua é construído Nathan, o maior computador positrônico de todos os tempos.
Em 2326, Aquilo, o ser coletivo de Peregrino, espalha 25 ativadores celulares pela Galáxia. Começa assim uma caçada pela vida eterna, e importantes personalidades — como os mutantes — tornam-se imortais após encontrarem os aparelhos. Surgem os gafanhotos córneos e os vermes do pavor, que tornam-se rapidamente uma ameaça mortal para todos os mundos habitados. Os terranos encontram-se com os blues, inteligências do setor oriental da Galáxia que garantem o poder do seu Segundo Império através do molkex, substância indestrutível produzida pelos gafanhotos córneos. Começa uma guerra galáctica, que somente termina quando os terranos desenvolvem as bombas antimolkex. Os blues são vencidos e acabam assinando um tratado de paz com o Império Solar.

Confira os demais artigos sobre a série:

Para saber mais

Visite o website clicando aqui.

Comentários