Perry Rhodan: O Jogo de Xadrez Cósmico

por César Augusto F. Maciel
Os volumes da série Perry Rhodan narram uma história contínua que se inicia no ano 1971 e avança progressivamente pelos séculos e milênios adiante, apresentando a história futura da Humanidade como uma epopeia grandiosa e intrigante. Para facilitar o acompanhamento da narrativa por novos leitores, a série divide-se em ciclos de cerca de cinqüenta ou cem episódios. Cada ciclo forma um arco de histórias fechado em si: a partir de um novo ciclo, novas situações, ambientes e personagens são apresentados, até o seu desfecho dezenas de episódios adiante.
Este resumo apresenta os principais acontecimentos dos setecentos episódios que compõem até o momento a série Perry Rhodan no Brasil. Embora não seja indispensável para o aproveitamento das histórias do novo ciclo “Afilia”, é uma referência importante para quem quer compreender os detalhes que norteiam atualmente esta fantástica e grandiosa obra de ficção.

Magazines Perry Rhodan science fiction magazine covers widescreen ...

Abaixo um resumo dos acontecimento em O Jogo de Xadrez Cósmico:

Começa o ano 3456. O Império Solar é assolado por uma seqüência de fenômenos inexplicados. Tudo começa quando a Marco Polo, a nave capitânia de Perry Rhodan, é atirada durante um vôo de teste para um universo paralelo, do qual ela consegue escapar apenas através de uma ação desesperada. Logo em seguida, a epidemia DAP leva o caos à Galáxia, e por fim o cérebro de Perry Rhodan é seqüestrado e enviado para a distante galáxia Naupaum.
A explicação para todos esses acontecimentos é o chamado jogo de xadrez cósmico entre o superser Aquilo e seu oponente Anti-Aquilo. O termo superser refere-se a uma forma existencial muito superior à dos homens e das outras raças conhecidas. Torna-se claro que Aquilo não é apenas um superser que gosta de “brincar” com os seres materiais, mas sim uma entidade que domina toda uma “esfera de poder” composta por várias galáxias.
Anti-Aquilo é o oponente de Aquilo, sendo também seu duplo negativo. Ambos jogam pelo futuro da Humanidade, da qual Aquilo é o mentor. Desse jogo depende o destino da Humanidade... 
Sem saber de nada disso, Perry Rhodan começa sua odisseia cerebral. Naupaum é habitada por inteligências humanoides e está superpovoada, em parte devido à técnica do transplante cerebral, que fora extremamente aperfeiçoada nessa galáxia. Perry Rhodan encontra amigos e colaboradores e consegue solucionar um dos problemas que levavam à superpopulação. O retorno do cérebro de Rhodan à galáxia natal finalmente ocorre após vários problemas e apesar da parcialidade de Anti-Aquilo, que, devido à quebra das regras cósmicas, é enviado pelos “poderes superiores do Universo” para a “Zona sem Nome” por dez unidades relativas de tempo.
Perry Rhodan e a Humanidade passaram pelas provas, porém ninguém esperava uma recompensa. Finalmente, no ano 3459 começa um acontecimento pelo qual todos aguardavam em silêncio — o Caso Harmonia — e que significava o início do maior e mais perigoso de todos os testes para a Humanidade...

Para saber mais

Visite o website clicando aqui.

Comentários